O impacto do TI



Setor dedicado a Tecnologia da Informação  do Grupo Top Car completa um ano de atividade

Em fevereiro de 2022 o setor de TI (Tecnologia da Informação) do Grupo Top Car comemora um ano de existência. O setor, ao contrário do que possa parecer, já não é mais um privilégio apenas para grandes empresas, mas para qualquer organização que queira se manter competitiva e atual.

A tecnologia, por si só, é imprescindível para facilitar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos. Ao longo do ano de 2020 as lideranças do Grupo foram percebendo o quanto à agilidade desses processos passava a ser fundamental na saúde da companhia e no final de 2020 iniciou o projeto para realizar a internalização do setor de TI.

Foi neste momento que se decidiu por formar o próprio setor,  Pietro Gugelmin ficou responsável por montar o setor e contratar profissionais. Era preciso montar um time de Analistas de TI dispostos e competentes para darem suporte para os sistemas internos, de gestão e implantação de novas tecnologias. Foram contratados Rodrigo Siqueira, Adholpho Lobo, Mateus Junckes e Itelba Maia.

Para Pietro, na lista de prioridades para qualquer profissional que queira atuar com tecnologia da informação está não só, o conhecimento tecnológico, mas a disponibilidade, agilidade e muita sensibilidade para identificar os entraves e entender as necessidades internas e externas, on e off line para seguir o trabalho. Então, também é preciso compreender o funcionamento do mercado em que atua. Ao fazer parte de uma empresa, é fundamental se envolver no negócio e conhecer o segmento. Ter visão amplificada beneficia tomadas de decisões assertivas e auxilia no desenvolvimento de estratégias e direcionamento de ações com foco em atingir os objetivos da empresa. O desafio era montar uma equipe que fosse capaz de enxergar o todo a partir das partes para o desenvolvimento de soluções eficientes.

O resultado imediato foi mais agilidade e assertividade, o que facilitou os processos na Top Car, só em 2021 foram quase 5 mil atendimentos, lembrando que, o setor foi montado e desenvolvido em plena pandemia e foi fundamental no que se refere, ao trabalho de home office, era preciso não só fornecer o equipamento para o colaborador, mas os acessos, rede de telefonia, sistemas, tudo de forma remota como se estivessem dentro da concessionária. 

“O avanço da tecnologia e da computação em nuvem, permite que o acesso fique mais fácil sem contar que não há mais a necessidade de investimentos significativos em equipamentos e servidores”, comenta Pietro.

“O certo é que, os ambientes organizacionais incorporam cada vez mais recursos digitais às suas rotinas. Hoje as oficinas das marcas que trabalhamos frequentemente realizam atualizações nos sistemas dos modelos, que possuem cada vez mais tecnologia embarcada e tudo precisa estar perfeito e fornecer as informações com integridade”, complementa o gerente de TI.

Muito além de resolver problemas técnicos, com a evolução do mercado, o papel do profissional de TI passa a impactar diretamente as estratégias competitivas da empresa.

“Na Top Car, estamos de olho no futuro, e como tudo evolui sabemos que precisamos estar em constante movimento, buscamos um setor de Tecnologia da Informação onde, além dos aspectos específicos da área, possamos desenvolver conhecimentos sobre o ambiente, gestão, estratégia, processos e cultura organizacionais”, finaliza Gugelmin.

 


R$ 363.950,00

2023 0km

R$ 339.990,00

2024 0km

R$ 599.950,00

2024 0km

R$ 368.950,00

2024 0km

R$ 434.950,00

2023 0km

R$ 274.900,00

2023 0km

R$ 598.950,00

2023 0km

R$ 322.950,00

2023 0km