Vitor Sprada, Gerente Comercial BMW Top Car Chapecó
O filho de dona Jurema, mulher organizada, determinada, comunicativa e agregadora e de seu Claudinei, que hoje não está mais neste plano, excelente profissional do futebol, ambos inspiraram nosso gerente comercial de Chapecó, Vitor Sprada. Carregando muito das qualidades da mãe, com quem teve mais convivência, e a paixão pelo esporte do pai, ele une o melhor de dois mundos e transforma a rotina apertada de um gerente em leveza e realização.
Hoje com 39 anos, já carrega muita história e experiência de vida. Natural de Florianópolis, quando menino o ‘tino’ pra vendas já aparecia, logo no primeiro emprego como office boy de uma empresa que comercializava instrumentos cirúrgicos, muitas vezes ele completava a venda na hora da entrega. Não era a atribuição dele, mas corria nas veias a vontade de vender e não demorou muito para os lideres perceberem e ser promovido a vendedor daquela empresa. Algum tempo depois, Vitor decidiu empreender e montou uma loja de tintas com um amigo, a sociedade não deu muito certo e para não finalizar a amizade, que para ele tem um valor além da conta, ele decidiu sair. Foi nesta época que a primeira oportunidade no setor automotivo surgiu.
Não pense que foi somente a ocasião – Não – nosso gerente sempre foi um apaixonado por veículos. Andando nas ruas, desde bem pequeno, se debruçava no vidro dos carros com a mão na testa fazendo sombra para poder enxergar lá dentro e ver o painel e o mostrador do velocímetro. O esforço contra o sol era para principalmente conferir a velocidade de cada modelo. – “Esse pega 240”, comentava o menino para quem quisesse ouvir. - Em se tratando de BMW, nosso jovem Vitor sabia tudo, cada detalhe o encantava.
A entrada no setor foi numa loja de seminovos multimarcas, já no mesmo ano (2008), iniciou um trabalho como vendedor da Renault, seu interesse por avaliação de seminovos fez muita diferença nessa trajetória. Afinal essa importante moeda de troca precisa ser rentável e interessante para os dois lado no quesito finalizar a venda. Depois veio a Citroën, e um convite para ser gerente da Fiat já e 2010 na região de Lajes. Um ano depois um novo convite para gerenciar uma nova loja em São José, das marcas Renault e Nissan. Em 2013 decide retornar para a Citroën e no ano seguinte ganha o prêmio de melhor vendedor do Brasil. Em 2015 foi convidado para trabalhar como vendedor da BMW Top Car de Florianópolis e em pouco tempo já era supervisor do Showroom de vendas da BMW Criciúma. A supervisão na 5ª maior cidade do Estado durou quatro anos e um novo desafio foi proposto a Vitor: gerenciar a nova unidade BMW Chapecó.
Mas nem só de trabalho vive o homem e Vitor sabe como ninguém aproveitar o tempo livre para viajar e oportunizar novos negócios enquanto se diverte.
Em lugares que o nosso jovem gerente esteve a lista pode ser longa demais para esta matéria: fica o registro de muitos lugares na América do Norte, Europa e Mercosul, só em Miami nosso gerente já esteve quatro vezes.
“Gosto do clima latino que tem por lá, as pessoas são calorosas e divertidas como no Brasil. E essa postura tem muito em comum comigo, não só na vida social, como profissional. Eu desejo que minha equipe aqui na Top Car, por exemplo, venha para a empresa com vontade de vir, porque aqui é bom de trabalhar, o clima é leve e cooperativo. Que as segundas-feiras não sejam o pior, mas o melhor dia da semana, esse é meu mundo profissional ideal”, comenta Vitor que seu lugar preferido no mundo está nos EUAs, mas que ainda há muito o que conhecer no planeta, Canadá, Lisboa, quem sabe um tour na Itália e ainda reservar um bom dinheiro para desfrutar de Mônaco.
Quando falamos de propósito, Vitor acredita num ser superior e que tudo na vida é importante para nosso aprendizado. Para ele seu propósito maior é a família e estende este carinho a todos que ele encontrar no caminho e com quem ele quer partilhar o que aprendeu até aqui. Nas suas melhores qualidades um sentimento de respeito e responsabilidade de todos que cruzam seu caminho. Na sua vida pessoal Vitor divide a casa com a sua cachorra Stela e duas gatas, a Dara e a Mana. Essas meninas do universo pet lhe ensinaram que é preciso estar atento, que nada pode ser esquecido ou deixado de lado.
“A jornada diária de um gerente comercial é bem intensa, mas a venda é relacionamento, algo que está no topo das melhores coisas da vida. Uno prazer e trabalho, muitas vezes estar na academia implica em parar e falar um pouco sobre carros, a maior parte das pessoas sabem que eu trabalho com a BMW e infinitas vezes é uma oportunidade para aproximar um novo alguém da marca”, diz.
Para o gerente, a Top Car faz um importante trabalho de gestão digital, o BDC faz um pré-agendamento e quando o cliente é atraído para loja Vitor faz questão de estar por perto, ouvindo os interesses e necessidades do cliente com sua equipe.
“Ainda no processo digital minha estratégia para atrair o cliente é buscar atender de forma rápida e assertiva, cada demanda. Quando ele chega a loja nosso foco é criar empatia e estabelecer uma relação de confiança para que o cliente se sinta acolhido e seguro em negociar conosco, ou no mínimo que ele fique com vergonha de comprar em outro distribuidor depois do nosso excelente atendimento", brinca.
Quando olha para o futuro Vitor busca um cargo de direção comercial, porém sabe que esta liderança demanda, ainda mais, organização e gestão. Lembra que tanto em Criciúma quanto em Chapecó foi necessário iniciar do zero, uma experiência bastante desafiadora que lhe trouxe muita satisfação.
"Em dois anos saltamos de 9 colaboradores para 17 pessoas. E o trabalho desta equipe deu resultados, no ranking da BMW do primeiro semestre deste ano, fui eleito um dos melhores gerentes da marca no Brasil. E não fiz isso sozinho, certamente fruto da atenção nos indicadores da montadora e na manutenção do DNA, welcome to the top da Top Car, além é claro do profundo sentimento de amar o que faço com o importante apoio do meu time", lembra.
Quando se fala em orgulho, Vitor destaca que por onde passou profissionalmente, fez amigos, parceiros com quem aprendeu e compartilhou, para ele só com esta dinâmica é possível assumir novas oportunidades.