Entrevista Newsletter - Roberto Carvalho



Roberto Carvalho - Vice-Presidente Grupo Top Car

Com fome de sucesso, mas humilde e grato pelas oportunidades


Tudo não teremos, sempre haverá a falta, mas todas as conquistas um dia foram faltas, o importante é no final da jornada não constatar por lá, a ausência de algo que já havíamos conquistado. É justamente a incompletude que nos faz levantar todos os dias e buscar novos desafios, ou novos sonhos, como preferir.
 

No mês de maio, ele assumiu na divisão varejo automotivo Sojitz dentro das unidades Top Car BMW, BMW Motorrad, MINI e Audi uma “posição” que já havia sido prevista alguns anos antes. Enquanto liderança da montadora esteve em 2019 na BMW Top Car de Florianópolis. Por ocasião de uma reunião online foi indicado sentar-se à sala onde hoje passa grande parte do seu tempo. Na época o presidente, Takaaki Iwasaki (nosso tão querido Taka) tirou uma foto e disse,- essa sala um dia será sua – Roberto Carvalho carrega a habilidade treinada de antever movimentos de mercado, mas sequer imaginava essa possibilidade, na época, seguiu sem perceber o que o destino lhe oportunizaria anos depois.

Na sua trajetória profissional iniciou no mercado automotivo com a inauguração de um importante Grupo de concessionárias GM no Rio Grande do Sul. A sua liderança junto à rede, lhe rendeu, mais tarde, uma posição sênior de marketing e vendas junto a montadora General Motors em São Caetano do Sul. Foram quatro anos expandindo negócios até receber o desafio da implementação de uma montadora no Brasil, da marca japonesa Nissan. Por lá, teve a oportunidade de ficar algum tempo no Japão e conhecer de perto a cultura automotiva de uma das maiores fabricantes mundiais. Motivado pela inovação e arrebatado pela possibilidade de apresentar ao seu país; uma nova geração de produtos e o desenvolvimento de uma rede de concessionárias, o levou a encarar o desafio, que na sua visão soava mais como um ‘presente’ em experiência.

Também cidadão canadense, Roberto atendeu ao pedido da família que já morava no Canadá, e se desligou da Nissan com a intenção de iniciar uma nova carreira no país mais multicultural da América do Norte. A viagem precisou ser adiada, uma proposta ainda mais sedutora do mercado automotivo, prendeu por mais um tempo o gaúcho cosmopolita, no Brasil. A proposta era oportunizar a mais nova operação Hyundai fora da Coréia, lançar no mercado o novo HB20 e ser a rede mais admirada de toda a indústria além de, testar a nova identificação visual da marca como piloto mundial. Na Hyundai, a meta mais desafiadora era abrir 200 concessionárias em dois anos, missão cumprida, chegara a vez de estar mais próximo geograficamente da esposa Angélica e do filho Filipe. Ele assume, então, na Porsche de Miami, como Head de Vendas para a América Latina e Caribe. Se descortina um novo mercado, o de luxo, e a responsabilidade de atender 20 países culturalmente distintos. Entre os desafios vender, por exemplo, Porsche em um Haiti destruído por terremotos, furacões com forte instabilidade política e econômica. Um tempo depois, surge a oportunidade na General Motors em Toronto e a oportunidade de estar, ainda, mais próximo da família. Foi nesta época que Roberto passou a ser considerado no mercado internacional como fonte de informação para as tendências em eletrificação. Como especialista se tornou referência para instituições como BCG- Boston Consulting Group e McKinsey & Company.

Mais uma vez, o Brasil demanda sua expertise e ele é convidado para fazer parte de uma reestruturação da BMW no país. Uma possibilidade para trabalhar com a rede de distribuição e potencializar o market share no segmento premium que, em sua gestão, chegou a 43%.

“Conexões, línguas, países, culturas, aprendizados, transições e desafios. Pude adquirir  nas companhias por onde passei, experiências que certamente contribuirão no desafio do Grupo Top Car. Meu foco é uma cultura forte e sadia baseada no desenvolvvimento e na inovação. Duas palavras me acompanham há muitos anos: hungry e humble – Posso estar com fome de crescimento, mas continuo humilde e grato por todas as oportunidades que surgem em meu caminho. E é justamente por isso que, o líder pode ser frágil e pedir ajuda quando precisa, uma liderança que se expõe, que está aberta para não ter sempre razão porém, com a coragem de tomar decisões necessárias na hora certa. Gosto de pessoas e estou sempre disposto a ouví-las”, comenta.

Formado em Business, com mestrado em marketing pela Ulbra, precisou se independizar muito cedo, filho de agriculttores do interior do Rio Grande do Sul, iniciou sua vida profissional aos 12 anos de idade e aos 16 já era independente. Sua determinção, poder de observação e busca permanente de conhecimento transformaram o jovem em uma liderança que carrega uma mente em constante movimento com base na visão, integridade, comunicação, empatia, resiliência, adaptabilidade,paixão e entusiasmo. O que lhe inspira encontra guarida em posturas, pensamentos e atitudes como no esporte; Airton Sena (curiosamente nasceram no mesmo dia e mês), na política, Barack Obama, na música, Imagine Dragons, versão Coldplay e se for para falar de time, em tantas voltas pelo mundo, seria sempre o tricolor Grêmio Foot Ball Porto Alegrense.

“Quando olho para o Brasil vejo um país que está aprendendo a empreender. Repleto de potencialidades tem um dos melhores sistemas bancários do mundo, instituições fortes, significativo agrobusiness e que, mais uma vez, atrai a atenção do mundo como opção de investimento. Os clientes das nossas marcas de atuação são esses empreendedores, e o que ví do mundo é que, apesar dos percalços da política de um país, as oportunidades de crescimento sempre existirão”, finaliza.