Mateus Junckes - Analista de TI Top Car
Erramos o personagem da foto
Quem trabalha com Tecnologia da Informação realiza todo o gerenciamento de informações de uma empresa, fazendo a distribuição das redes de computadores, atualizações de softwares, processamento de dados, soluções em hardware e principalmente lidando com o que chamamos de “peopleware”.
A primeira impressão desses seres espetaculares que encontram respostas em letras minúsculas, cheias de barras, dois pontos, símbolos que se abrem em telas paralelas com comandos que incluem um Ctrl ou Alt e que nós, reles mortais, não vemos nenhum sentido, é que eles vivem num mundo totalmente tecnológico onde o mais moderno e inovador impera.
Para desconstruir essa imagem é preciso olhar, por trás dessas mentes privilegiadas, seres humanos que nos surpreendem como o Mateus Junckes.
-Você já parou para perguntar a ele o que ele mais gosta de fazer nas horas vagas? Temos certeza que você se surpreenderia em saber que em seus sonhos realizáveis tem o menino lá de São Pedro de Alcântara que é apaixonado por cavalos e que ambiciona montar com o laço na mão e em movimentos precisos alcançar o boi que corre em 100 metros de cancha. Talvez fique admirado em saber que seu esporte preferido não é ficar em frente ao videogame, mas sim, nos campos de futebol onde o movimento e a vibração do time transformam o jogador amador em ídolo.
Se você colega não sabia disso - está tudo certo, nosso Mateus é reservado e não tem o hábito de falar muito de si mesmo. Mas vale aqui relembrar que, ele é especialmente dedicado, determinado, responsável, educado, gentil, paciencioso e pontual em tudo.
Sua história mostra que não poderia ser diferente, filho do seu Valério, um homem forte, perseverante ensinou a ele a nunca desistir e olhar para o futuro buscando o melhor para a família. Dona Zélia, mãe do Mateus é símbolo de força de vontade, dedicação ao trabalho é com ela mesma, e ainda tem a Viviane, irmã mais velha, que carrega a ambição justa, de vencer na vida. Com esses exemplos, o Mateus fez a escolha de começar a trabalhar aos 14 anos, ele queria ter sua própria fonte de renda para conquistar uma vida tranquila e equilibrada. Com 16 anos assinou sua carteira pela primeira vez e quando ele nos conta isso, é regado de orgulho. Com 20 anos esse jovem incrível já havia comprado, com a esposa Deise, sua primeira casa e por lá tiveram o pequeno Bernardo, o presente mais lindo na vida do nosso Analista de Sistemas. Hoje eles construíram uma casa linda na sua cidade natal, mais um marco na evolução e determinação dessa família.
Mas afinal como ele chegou na Top Car? Lá no início da sua carreira profissional, aquele momento da carteira assinada, ele trabalhou como cobrador de ônibus, a sua linha passava pela concessionária BMW. Tantas vezes esticou o olhar para aqueles carros maravilhosos sem jamais imaginar que um dia estariam tão próximos. Mais tarde, veio a Intelbras e o curso de montagem e desmontagem eletrônica, quando a linha de montagem da empresa parou ele trabalhou em uma empresa terceirizada que prestava serviços de assistência para o Grupo Top Car e neste cargo foram 8 anos. Quando o Grupo decidiu ter sua própria equipe de TI, veio o convite da diretoria para que ele fizesse parte do novo departamento. Na época, ele já estava cursando Gestão da Tecnologia da Informação e desta vez o marco da evolução foi profissional.
Hoje ele olha para essa empresa e percebe um Grupo humano, um ambiente bom de se trabalhar, uma empresa atenta ao funcionário e acima de tudo uma oportunidade de ser melhor, todos os dias.