Entrevista Newsletter - Gleisson Fossato




Gleisson Fossato - Executivo de Vendas BMW Top Car Chapecó

As lições de casa e a empatia te levam ao topo


 

Ele tinha 16 anos quando assumiu o primeiro trabalho, o jovem garçom aprendeu com a chefe, dona Marlene que o segredo do sucesso profissional estava justamente na relação educada, atenciosa e de qualidade com as pessoas. E não significava ser impecável somente com o cliente, era preciso ser partidário de todos que cruzassem seu caminho.

E foi levando muito a sério esse ensinamento que algum tempo depois conseguiu um trabalho como recepcionista de um importante hospital e deu um passo significativo não só financeiramente como foi a porta de entrada para o próximo emprego, já no setor automotivo.

Como consultor de vendas de uma outra marca permaneceu por 11 anos onde chegou a gerencia de uma nova loja do grupo. Na época da contratação ouviu uma das coisas que mais lhe marcou na vida e que ele guarda carinhosamente como uma importante conquista. Durante a entrevista o gerente lhe disse. – “Olhando seu trabalho, sua simpatia, sua simplicidade pensei, quero esse rapaz comigo, você certamente é alguém para crescer junto com a gente.”

Em setembro deste ano, nosso executivo de vendas BMW, Gleisson Fossato (33) completa dois anos de Top Car, e por aqui já fez vários amigos. Carrega na sua atitude como ser humano, palavras como parceria e amizade. Apesar de ser jovem, Gleisson acompanhou as profundas mudanças sofrida pelo setor automotivo. No início da sua trajetória no setor lá em 2009, o trabalho de vendedor incluía uma agenda de papel, um telefone e o controle do fluxo de porta. Hoje, nesta era tão digital, a única coisa que não mudou é que continuam sendo pessoas que compram os carros e neste sentido, para o executivo, a relação com o cliente e com os colegas é o segredo para se manter no mercado.

“Eu não perco o contato com o cliente, não só sendo atento a troca de modelo, mas principalmente no pós-venda, porque se eu estiver acompanhando as necessidades do meu cliente no pós-venda minhas chances de crescer, no mínimo, duplicam. Primeiro, quando ele for trocar o veículo, eu estarei bem próximo e segundo, quando alguém perto dele pensar em trocar de carro, ele vai me indicar porque gosta do meu trabalho, e essa propaganda não tem preço, pois a base dela é a confiança”, comenta.

E para Gleisson só existe uma forma de conquistar a confiança de alguém: falando a verdade. Todos os dias fazemos nosso melhor, mas o fato é que os seres humanos não estão sempre 100%, e é nessas horas que as relações revelam os laços.

“Nunca fui acomodado, não é porque sou executivo de vendas que se algo estiver no chão eu não vou juntar ou limpar, todos fazemos parte do negócio e queremos que ele se desenvolva. Meus colegas são meus amigos, se preciso deles, eles estão aqui pra me ajudar, assim como eu a eles, não estou aqui só para vender, mas para fazer o meu melhor”,diz.

Tudo na vida dele começou muito cedo, é daquelas pessoas que já nascem maduras, natural de Chapecó, é casado há 13 anos com a Lunara e pai da linda Gabrielly de 10 anos. A base e a permanência familiar ele herdou dos pais.

“Meu pai era pedreiro e minha mãe faxineira, eles são um exemplo de união,  humildade e trabalho. Conquistaram um mundo pra minha irmã e eu. Hoje os vejo em uma vida mais tranquila, morando em um sítio, certos do dever cumprido, saber que eles tem orgulho de quem nos tornamos, me move todos os dias. Esse legado de trabalho e família está enraizado dentro de mim. Respeito esses dois conceitos com honestidade e amor”, lembra.

Se você chegou até aqui nesta leitura já sabe que ter uma origem humilde,  trabalhar desde cedo e criar uma família tão jovem, implica em menos tempo sobrando, mas isso não foi impedimento para nosso colaborador desistir de uma formação. Em breve ele estará levantando o ‘canudo’ em Gestão Comercial. Nos seus planos de futuro quem sabe uma carreira que inclua gerir pessoas, mas por enquanto ele já estabelece objetivos para o presente, Gleisson inicia todos os meses com uma meta 50% maior do que a sugerida pelo seu gerente. Se existe algum segredo para o sucesso, para o vendedor pode ser revelado em uma postura positiva. 

“Tenho conseguido me superar, trabalho para ir além das metas. Na minha atitude como profissional, carrego comigo, nunca depreciar uma marca concorrente, e sim, destacar o que o meu produto tem de melhor. Sem deixar dúvidas, fico atento ao que é importante para o cliente e sua necessidade e procuro conhecer cada detalhe do meu produto para fazer a relação com o que o cliente está buscando”, acrescenta.

No seu lazer, estar com a família e amigos, de preferência fazendo um bom churrasco é sinônimo de felicidade. Aliás, vale lembrar que foi no hobby rentável de fazer churrascos que em 2020 nosso gerente da Top Car Chapecó descobriu as habilidades de vendedor de carros do assador.

Que venham muitos churrascos regados a bons negócios como este de encontrar pessoas tão especiais.