Com a crescente demanda de modelos elétricos e híbridos saber lidar com essas novas tecnologias faz diferença durante o resgate
A BMW Top Car de Chapecó está promovendo uma palestra para o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, 6º Batalhão Chapecó. Serão 4 encontros quando cerca de 50 Bombeiros socorristas do estado tem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas nos modelos híbridos e elétricos e novas tecnologias.
“Nosso Batalhão é referência no Estado em resgate veicular, com a demanda crescente de modelos com essas novas tecnologias, conhecer o funcionamento dos sistemas elétricos é muito importante para nós durante o atendimento. Precisamos estar cientes e seguros na hora do resgate, para lidar com a eletrificação e a evolução automotiva”, comenta Anderson Gheller, cabo dos Bombeiros Militares de Chapecó.
Durante o encontro, os socorristas têm acesso à estrutura dos veículos, a todo o funcionamento do sistema de segurança, abordagens nos modelos conversíveis, localização das bolsas air-bags e principalmente as cautelas para desativar o sistema elétrico dos veículos para tornar o salvamento mais seguro, tanto para vítimas quanto para os que atuam nos atendimento.
Muitas vezes uma atitude simples como reclinar ou elevar o banco, ou mesmo retirar o volante pode se tornar difícil e demandar tempo precioso se o profissional do atendimento não sabe como fazer, e algumas dessas pequenas manobras, atualmente toda a movimentação dos bancos é eletrifica, conhecer os veículos vai fazer total diferença ao se retirar alguém imobilizada na maca, pelo porta malas.
“O sistema de um veículo elétrico é totalmente seguro, porém em caso de impacto pode ocorrer de algum fio elétrico ficar exposto, estes modelos possuem uma bateria que acumula energia para que o sistema possa funcionar, dependendo do modelo possui 500 volts, é muito importante que o bombeiro saiba como lidar com estas novas tecnologias de veículos eletrificados”, afirma o palestrante Joaquim C. Sousa Jr, técnico mecânico nível 2 em elétrica veicular na BMW Top Car.
Dois detalhes chamaram a atenção do cabo Gheller durante o treinamento: -“ ficamos surpresos ao identificar um chicote nos veículos da BMW que desativa o sistema elétrico principal dos carros em caso de disparo do air-bag. A segunda questão é a desativação do sistema de alta voltagem que em outros modelos é manual, no caso do BMW, o impacto ativa um dispositivo que faz esta função eletronicamente em caso de disparo do air-bag, ou pode ser desativado com o corte de um fio apropriado para a equipe de salvamento, desativando a energia de alta voltagem nos componentes, isto traz segurança e agilidade ao nosso trabalho enquanto a vítima ainda está no interior do carro”, finaliza o Bombeiro Militar.
As próximas datas reservadas para os Bombeiros de Chapecó e parceiros são 14 e 21 de agosto.